quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Para mais tarde recordar #1

Quando criei o blog, tinha a Mariana quase 7 meses. Sendo um dos objetivos do "Sweet Lili" registar o crescimento e os momentos importantes da nossa pequenina, surge a necessidade de voltar atrás e partilhar alguns marcos que aconteceram nesses 7 meses!

Vou criar então uma pequena rubrica que se chamará "Para mais tarde recordar" onde registarei estes acontecimentos.

A rubrica de hoje é dedicada à Diversificação Alimentar.

Um dos meus grandes desejos enquanto grávida ( e até antes) era poder amamentar. Sempre achei um ato lindo, de cumplicidade e amor como não há igual.

Felizmente consegui concretizar esse desejo sem grandes dificuldades. Ainda estava eu no recobro da cesariana e a Mariana já mamava e apesar de ser um bebé de elevado peso nunca necessitei de lhe dar suplementos! E assim foi que a Mariana se alimentou por 4,5 meses, em exclusivo de leite materno.

No entanto com o aproximar do meu regresso ao trabalho, chegou a hora de diversificar a alimentação da nossa bebé.

A Mariana iniciou a diversificação alimentar com papinha (mantendo todas as restantes refeições com leite materno que continuo a dar até hoje). Claro que eu estava ansiosa pelo dia, mas mais por ser algo diferente que a Mariana ia experimentar estando expectante quanto à sua reação! No meu imaginário ela ia comer logo bem à primeira e ia ser tudo muito fácil.

Na realidade não foi bem assim...  não que ela não gostasse do sabor da papa mas o que foi mais difícil foi habituar-se a comer à colherzinha! Era mais o que ia para fora do que o que ficava na boquinha! Os primeiros dias, portanto, não foram fáceis, era preciso alguma paciência e eu só pensava, "a maminha era tão mais fácil", mas tinha que pensar nela e que assim ia ser mais fácil quando eu tivesse de me ausentar para trabalhar.

Com o tempo foi-se habituando e hoje em dia come muito bem a papa quase sem sujar a babate! :)

Duas semanas depois foi a vez de provar a sopinha! Mais uma vez não foi fácil ainda para mais tendo que passar de algo doce para algo "desenxabido"!
Ainda hoje nem sempre é fácil a hora da sopa! Depende do humor da pipoquinha, ora come muito bem ora fecha a boca e vira a cara! Mas felizmente tem vindo a melhorar (muito graças à Xana Toc Toc)!



De seguida foi a vez da frutinha que já aceitou bem melhor! A Mariana adora pêra, melão e melancia, mas não é grande fã de maçã e banana!

Aos 7 meses começou o iogurte! Mais uma vezes foi difícil arranjar um que gostasse. Esquisita a miúda! Comprei todos os possíveis e imaginários. Iogurte natural açucarado de todas as marcas, o meu primeiro danone natural e com sabor a fruta e nada! O único que começou a comer bem foi o iogulino natural (não precisa de ir ao frigorifico) que hoje come até ao fim!

E pronto, a últma aventura alimentar foi a açorda de peixe, que experimentamos anteontem e resultado... comeu duas colheres e depois fechou a boca! Mas com paciência nós vamos lá!

Em síntese, a nossa princesa não come mal custa é a habituar-se! Magrinha ela não está, com 8 meses e uns dias (e depois de uma gastroenterite)  tinha 8700kg  e 70 cm (percentil 75-90).

Até já,

Beijinhos,

Lili

1 comentário:

  1. Que gira! A minha ainda só come a sopa e a fruta, ou melhor, a sopa, que a fruta parece não ser das coisas preferidas da Carolina. Só me dá caretas e comer nem vê-la. É preciso, de facto, muita paciência para eles quando começam a comer sólidos. Porque eles também têm direito a ter as suas preferências e começar a comer à colher pela primeira vez não deve ser muito fácil. E enfim... é como dizes... vamos persistindo e começando a aprender aquilo de que eles gostam mais e menos e eleslá acabam por comer aquilo que precisam... mais tarde ou mais cedo...

    ResponderEliminar

LinkWithin

Linkwithin