sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Alimentação

Esta semana tivemos o dia mundial da alimentação!
Arroz com gema de ovo

No infantário a educadora quis marcar a semana dando à refeição uma fruta diferente da maçã, pêra e banana que costumam dar. Os papás concordaram que a fruta seria a manga e todos tiveram que levar uma para a creche.

Não foi uma novidade para a Mariana, mas também confesso que não lhe dou manga muitas vezes! No entanto, o feedback foi muito positivo. Comeu muito bem enquanto a maior parte dos meninos fez cara feia ao novo fruto!

 
Esta semana experimentamos também a gema de ovo! Desta vez quis inovar na refeição. Acho que ainda não tinha referido aqui é que a Mariana adora arroz, vai ser arrozeira como o pai :). Então cozi um ovo, fiz arroz branco e depois desfiz a gema e misturei com o arrozinho.

Toda lambidinha depois da banhoca
No inicio comeu bem, mas depois foi-se cansando! Anda tão preguiçosa para comer... que acabamos por lhe dar um pouqinho de sopa também!

O meu objectivo também era que ela começasse a experimentar texturas diferentes e menos "raladas". E quanto a isso aceitou muito bem.

Outra coisa que adora é que lhe vá dando pão aos bocadinhos, parece um pintainho. Confesso que lhe dou uns bocadinhos pequeninos porque tenho medo que se engasge. De vez em quando dou-lhe uns pedaçinhos maiores para a mão, mas estou sempre muito atenta!


A partir de quando é que os bebés começam a pegar em pedaços maiores de comida sozinhos, seja pão, bolacha, futa?? Acho que sou um bocadinho medricas quanto a este assunto. Quando ela era mais novinha usava um alimentador próprio, mas agora acho que já não faz sentido! Fico à espera de opiniões!!





Até já!

Beijinhos,

Lili


4 comentários:

  1. Olá.

    Sei que parece um pouco assustador e os papás ficam com medo mas às vezes surpreende-nos com os "grandes" bocadinhos que colocam para a boca.
    Não existe momento certo. Tens mesmo de ir controlando...
    A L. é uma comilona e um bom exemplo de quem "embrulha" tudo...

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. A minha ainda não come pão por isso não sei ajudar-te com certeza. Mas acho que o meu sobrinho começou pouco depois de se conseguir sentar sozinho. Não tinha dentinhos ainda e o pão não se parte assim com tanta facilidade, por isso ele lá ia pondo o pãozinho à boca e chuchava, chuchava até que ele se ia desfazendo aos poucos. Tens que experimentar. Ficas atenta à beira dela que assim sempre ficas mais descansada. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não tenho exactamente a certeza da altura... mas acho que é mesmo dar-lhes a hipótese e ver como reagem, e controlar tudo! para não ir demasiado à boca! Mas do que a Teresinha mais gosta é de comer sozinha... vai tudo à mão! :) (ah, e manga é das frutas preferidas!!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela adora ter o pão na mão mas mal o pão começa a ficar mais molhadinho tiro logo. Tenho mesmo que lhe dar mais liberdade e deixá-la descobrir por ela... com muito atenção claro!

      Eliminar

LinkWithin

Linkwithin